Bitucas de cigarro e plásticos são os lixos mais encontrados na Praia de Garopaba (SC)

Dia MUndial do Oceano3

Atividade socioeducativa do Instituto Monitoramento Mirim Costeiro com crianças e adultos voluntários trouxe à tona que os frequentadores da Praia Central de Garopaba, em Santa Catarina, usufruem da orla em meio a muitas bitucas de cigarro e microplástico

Uma data que seria importante para comemorar, mas que sempre serviu para alertar às pessoas sobre a fragilidade atual deste ambiente marinho. O Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) foi utilizado para uma ação de limpeza na Praia de Garopaba.

O Instituto Monitoramento Mirim Costeiro (IMMC), projeto socioambiental de Garopaba realizou, no dia 9 de junho, a sua ação de limpeza e monitoramento de praia e o resultado foi de muitas bitucas de cigarro e microplástico retirado da orla. “Devido aos impactos negativos das ações humanas, hoje em dia é muito mais fácil encontrar bitucas de cigarros ou microplástico do que conchas ou outros animais marinhos na praia”, informa o relatório do projeto.

Mais de 800 unidades de bitucas retiradas da orla da Praia de Garopaba

Os resíduos mais encontrados foram as bitucas de cigarro, 825 unidades, e 314 pedaços de plástico. Além destes, garrafas de vidro, materiais de construção, cordas de nylon e linhas de pesca também foram contabilizados pelas equipes de coleta.

Ações como esta são fundamentais para mostrar que cada pessoa pode e deve fazer a sua parte descartando seu ‘lixo’ corretamente. Assim, farão a diferença para a vida marinha, meio ambiente costeiro e suas vidas. Importante lembrar que o oceano produz a maior parte do oxigênio da Terra por meio das algas marinhas, que regula o clima e também é o local de onde para muitas famílias tiram o seu sustento. Por isso, a preservação deste ecossistema é urgente. Preserve o Oceano!

Apoiaram o evento a ACIG – Associação Empresarial de Garopaba, o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Garopaba, o Garopaba Sustentável, o projeto Mais Amor Menos Bitucas, Por Favor!, a Pinta Artes Gráficas, a ONG Ser Humano Surf e as Escolas Municipais – Prefeitura de Garopaba.

Confira alguns registros do Dia de Limpeza dos Oceanos

Fonte: Instituto Monitoramento Mirim Costeiro

, ,

abelhas arte artesanato autoconhecimento CCI cinema clima compostagem comunidade cultura curso ecolab EcoLab na escola educação esporte evento eventos festa festa junina garopaba garopaba sustentável guia saberes da praia ibiraquera ifsc imbituba limpeza de praia lixo lixo zero manifestação monitoramento mirim costeiro musica música natuveggie ods plano diretor de garopaba praia do rosa reciclagem resíduos rosa norte saberes santa catarina sustentabilidade turismo vegano voluntariado

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar