EnglishPortugueseSpanish

Mandioca: cultura de raiz e resistência

mandioca
EnglishPortugueseSpanish

Raízes que nutrem e sustentam comunidades no litoral. A mandioca é ancestral, uma tradição do nosso território, herança que Pindorama deixou ao Brasil. A relação com essa planta faz parte da história de Imbituba e Garopaba, onde até hoje resistem engenhos e também as farinhadas – encontros para o feitio coletivo e artesanal da farinha de mandioca polvilhada entre famílias, amigos e vizinhos, onde conhecimento do feitio é transmitido entre as gerações. 

O aipim tem valor histórico, cultural, nutritivo. É um carboidrato nobre e saudável, que traz saciedade ao corpo, é saboroso ao paladar e pode ser beneficiado e processado em uma variedade de formas, gerando diversos produtos e possibilitando muitas receitas. Ou simplesmente sendo colhido fresco, aí é só descascar e cozinhar na pressão ou fogão à lenha: já fica uma delícia. É uma planta rústica que pode ser cultivada com relativa facilidade, inclusive no quintal.

No 13 de agosto será realizada a I Festa de Encerramento da Farinhada, em Garopaba. A programação terá diversas atividades culturais, que acontecem entre 9h e 18h no engenho Luiz Zanelatto, bairro Encantada. Mais informações aqui.

Pra quem curte plantas, história e culturas tradicionais, fica aí a dica do episódio do programa Um Pé de Quê? dedicado a essa raiz cheia de benefícios.

Por Isadora Lescano
Jornalista e Consultora em Alimentação

Foto capa: CC Julio Pantoja / Flickr

Compartilhe com Amor:

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar