EnglishPortugueseSpanish

Procurar saberes

Pesquisar
Close this search box.

Movimento ODS Santa Catarina: por que você e sua empresa devem fazer parte?

ODS
EnglishPortugueseSpanish

A associação de pessoas, empresas e governos focada em contribuir na busca pelas metas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável está aberta para novos membros

Essa semana, o Movimento ODS Santa Catarina realizou a Assembleia Geral com os signatários, apresentando a Prestação de Contas e parecer do Conselho Fiscal referente ao ano de 2022, o Calendário de atividades e projetos para 2023 e outros assuntos como o Fórum Brasil ODS 2023 e Prêmio ODS SC 2023.

No estado são mais de 1.400 signatários, em 103 municípios, entre pessoas físicas, organizações de classe, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, empresas e poder público. Integrando o Comitê da Grande Florianópolis, um dos 14 espalhados por Santa Catarina, está a Saberes da Praia, a Fundação Gaia e outros 4 signatários de Garopaba.

“A Fundação Gaia faz parte do Movimento ODS desde 2018. Com isso, tivemos oportunidades de apresentar o trabalho de Sensibilização Ambiental que fazemos com a prefeitura de Garopaba (a Mostra Lutz) em diversas ocasiões. Desde então, foram firmadas muitas parcerias e trocas que enriqueceram o Programa. Além disso, quando vamos consumir algo, damos preferência a rede do Movimento ODS, onde tem empresas e profissionais cadastrados”, explica Diana Melim, coordenadora do Programa Mostra Lutz e Relações Comunitárias da Fundação Gaia.

Em Imbituba são 18 signatários, como Jéssica Dondoni, consultora de Políticas Globais que publica regularmente artigos nos canais do Movimento. O mais recente, Termo Territorial Coletivo: Um projeto habitacional que vai além do ODS 11 está disponível para leitura.

A Associação Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Visamos cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York.

“Buscamos a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.”

Leia mais:

Como fazer parte do Movimento ODS Santa Catarina

Ao fazer parte do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, você, sua empresa ou organização, irão se comprometer com a Agenda 2030 e com os ODS, mas também terão acesso a diversos benefícios que contribuem para a inserção da sustentabilidade no seu dia a dia ou no cotidiano de sua organização, para ampliar a competitividade dos negócios em um mundo em acelerada transformação.

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é uma rede que une representantes de todas as áreas da sociedade – voluntários e organizações – que acreditam no desenvolvimento sustentável.

Benefícios de ser parte do Movimento ODS SC

  • Fazer parte de uma rede reconhecida nacionalmente, pelo PNUD e pela Rede Brasil do Pacto Global, por seu poder de mobilização e articulação;
  • Prioridade de participação nos eventos promovidos pelo Movimento;
  • Apoio institucional do Movimento nas ações e eventos realizados pelos signatários, relacionados aos ODS;
  • Participar do Prêmio ODS Santa Catarina;
  • Ter suporte com material institucional para campanha de mobilização no mês de setembro;
  • Ter o nome do signatário inserido no site do Movimento Nacional ODS Santa Catarina;
  • Espaço para divulgação de ações relacionadas aos ODS nos canais de comunicação do Movimento;
  • Espaço para divulgação dos seus serviços e produtos sustentáveis na página Classificados ODS;
  • Utilizar o selo de Signatário nos materiais institucionais e de divulgação da organização ou pessoal, com renovação anual.

A adesão ao Movimento é realizada através do formulário e acontece em um processo muito simples, que inclui o cadastro e o credenciamento na iniciativa, de forma totalmente gratuita. 

Mas afinal, o que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável?

Há várias vantagens para as empresas atenderem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Aqui abaixo, listamos algumas delas:

Melhora a imagem da empresa: ao atender aos ODS, as empresas demonstram que estão comprometidas com a sustentabilidade e responsabilidade social, o que pode melhorar sua reputação perante seus clientes, fornecedores e investidores.

Atrai novos clientes: muitos consumidores hoje em dia preferem comprar de empresas que atuam de forma sustentável, o que pode gerar novas oportunidades de negócios para as empresas. Os dados apontam que mais de 73% das pessoas levam em conta o quesito “sustentabilidade”no momento de decisão da compra.

Reduz custos: muitas iniciativas sustentáveis também podem ajudar as empresas a reduzir custos, como a adoção de tecnologias mais eficientes em termos de energia e recursos.

Aumenta a competitividade: ao se adaptar aos ODS, as empresas podem se tornar mais competitivas em um mercado cada vez mais consciente em relação à sustentabilidade.

Acesso a novos mercados: muitos países e organizações internacionais estão exigindo cada vez mais práticas sustentáveis de seus parceiros comerciais, o que pode abrir novas oportunidades de mercado para as empresas.

Fomenta a inovação: ao se comprometer com os ODS, as empresas precisam buscar soluções inovadoras para atingir seus objetivos, o que pode levar a novas descobertas e tecnologias.

Atrai e retém talentos: muitos profissionais também estão buscando trabalhar em empresas que tenham um propósito maior do que simplesmente gerar lucro, o que pode ajudar as empresas a atrair e reter talentos.

A empresas que atendem aos ODS podem colher diversas vantagens em termos de imagem, custos, competitividade, acesso a mercados, inovação e talentos. Além disso, ao contribuir para a sustentabilidade do planeta, essas empresas estão cumprindo seu papel social e ajudando a construir um futuro melhor para todos.

Se você tem interesse em entrar para uma rede de negócios sustentáveis e de comunicar suas ações para os seus clientes, a Saberes pode te ajudar!

Por Glaucia Rosa Damazio
Jornalista
Especialista em Sustentabilidade e Negócios Sustentáveis

agenda agroecologia arte audiencia publica cinema comunidade cultura dança ecolab ecoturismo edital educação eleições eventos festa festival garopaba gastronomia guia saberes da praia ibiraquera ifsc imbituba lixo zero meio ambiente mulheres música natuveggie ods oficina participação popular plano diretor de garopaba política praia do rosa preservação reciclagem rosa norte saberes santa catarina saúde surf sustentabilidade teatro turismo vegetariano voluntariado