Procurar saberes

Pesquisar
Close this search box.

Mostra no Novo Ensino Médio encerra o semestre na Escola Saad

WhatsApp Image 2022-07-16 at 11.14.22
EnglishPortugueseSpanish

A mostra também foi a atividade final da fase 1 do projeto-piloto EcoLab na Saad, desenvolvido pelo coletivo EcoLab Soluções Criativas

A manhã desta sexta-feira (15), foi de movimento intenso na Escola Maria Corrêa Saad, no Campo D’una (Garopaba). Alunos, professores, voluntárias e pais participaram da Monstra do Novo Ensino Médio, com os projetos do primeiro semestre de 2022.

Em alguns deles, o EcoLab esteve presente, somando forças para aproximar a comunidade da Escola e auxiliar nas demandas dos mestres na nova forma de ensino.

Confira alguns destaques da Mostra NEI

Jornal do Teceirão lança primeira Edição

A turma 302 inaugurou o Saad News, o Jornal Digital dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio com uma matéria colaborativa sobre fake News. Na coordenação, a professora de Língua Portuguesa Luciane Bradbury e a EcoLaber Voluntária, a jornalista Glaucia Rosa Damazio.

“Essas ações foram muito motivadoras para mim, como professora, pois na escola não tenho apoio para trocas de ideias ou estratégias pedagógicas. A Gláucia me incentivou e me ouviu, isso tem uma importância fundamental no trabalho docente. Gostaria muito de que o projeto desse continuidade, pois penso que os alunos merecem a publicação do jornal, e o aprendizado, além da escrita, a finalizarem projetos iniciados”, comenta a professora Luciane.

A primeira edição do Saad News é sobre Fake News e você confere clicando aqui! Para o semestre que vem, já está em produção a matéria sobre “Descriminalização da Canábis”, tema proposto pela turma 302. Aguardem!

Projeto de Vida divulga o olhar dos alunos sobre si mesmos e sobre os outros

“Pensar o Pensar do Outro” foi a proposta do Professor da disciplina Projeto de Vida Flavio Ferreira Luciano, com as turmas de primeiro e segundo ano. O resultado foi uma exposição anônima de insights sobre o atual momento de vida dos estudantes.

Cada um dos cartazes trouxe emoções dos jovens que enfrentam o primeiro semestre letivo pós-pandêmico. “Explorar a questão da mente, da saúde mental, explorando o Eu de cada um e suas questões pessoais. Através do projeto, buscamos olhar para os problemas que eles enfrentam e suas soluções para a questões de mundo. Para que pudessem olhar os próprios pensamentos e também os pensamentos dos outros e promover um mundo um pouquinho melhor para cada um deles”, conta Flávio.

Nas demais turmas de 2º e nos 3º anos, quem direcionou os trabalhamos foi a prof. Luciana Vieira, com o apoio da EcoLaber Voluntária, a psicólogo Pricila Melo. A Mostra divulgou o resultado das pesquisas realizadas com todos os alunos de Ensino Médio durante o semestre. Investigando a forma como os jovens se veem e o que esperam da vida no futuro.

Também teve a exposição dos registros da saída de campo com atividade de meditação, que levou os alunos para o Encontro do Eu, na prática e do encontro da Natureza, na Praia da Silveira.

“A EcoLab representa conhecimento, acolhida e interatividade. Escola e ECOLAB juntos para aprendizagem. A nova estrutura do Ensino Médio absorve parcerias saudáveis que contribuem para o exercício da docência. Todos/as os/as profissionais exerceram influência direta na dinâmica do ensino com consciência social e ambiental”, relata a prof Luciana sobre a parceria durante o semestre”, pontua a profe Luciana.

Trilhas da Natureza apresentam livro de papel reciclado, compostagem, horta e debate sobre os povos originários

A Mostra da Saad foi o momento de compartilhar os resultados do envolvimento entre professores, profissionais voluntários e alunos. A Jane Vilella, Gestora Ambiental e EcoLaber responsável pela trilha trabalhou em parceria com o Prof. Henry Borges, realizando com os alunos uma série de estudos cíclicos.

O ciclo do carbono, que culminou na criação do livro de papel reciclado da turma, a horta suspensa a partir de materiais reciclados e que utilizou a terra compostada pelos próprios estudantes para o cultivo de alimentos; o estudo das diferentes opções de saneamento básico, como o funcionamento do Biodigestor, e a participação do Festival de Cinema Fica Garopaba, com exibição do filme “ A Última Floresta”, sobre os povos indígenas estiveram disponíveis lá!

“Estes projetos foram muito interessantes. Algo novo e diferente e a gente aprendeu muito com isso”, comenta o aluno Matheus (foto à dir. em entrevista para a Saberes).

Falando em saneamento, também teve show dos alunos mostrando toda sua pesquisa sobre o ciclo da água, as diferentes formas de tratamento e os impactos gerados, nas turmas da professora Patrícia Aguiar.

“Os alunos pesquisaram sobre a situação do saneamento de Garopaba, o que falta e por quê ainda não foi feito. Além disso, claro, soluções alternativas para o saneamento básico, que pudessem ser implantadas na nossa cidade, como ciclo de bananeiras, banheiro seco, estação compacta, entre outras”, explica a prof. Paty.

Trilha de Linguagens apresenta As Vozes da Resistência

Provações e reflexões audiovisuais na mostra da Trilha de Linguagens, com a liderança da prof. Cleneir . Durante todo o semestre, alunos e professores debateram as Vozes que seriam amplificadas, o que culminou do trabalho “Corpos que Expressam suas Vozes”, trazendo discussões sobre racismo, abuso infantil, feminismo, machismo, LGBTQIA+ e, Intolerância Religiosa outras Vozes de Resistência.

Na turma 201, os alunos escolheram as artes cênicas para expressar suas vozes, apresentando a peça “Sonho”, e mostrando o conflito familiar entre o filho que queria seguir a carreira de músico e o pai, que cobrava dele a liderança nos negócios da família.  

Em apoio à trilha, as EcoLabers Voluntárias Thainá Bernardoni e Adriele Lima, juntamente com outros profissionais convidados da comunidade, somaram esforços trazendo oficinas e atividades práticas como ferramentas para os estudantes. Comunicação, Criatividade, Escrita, Produção Audiovisual foram alguns dos temas dos encontros.

“Encontro- me imensamente grata ao projeto EcoLab na escola. Durante quase cinco meses tivemos a oportunidade de proporcionar aos nossos alunos do Ensino Médio, 2º anos, a aproximação com profissionais das mais diferentes áreas de atuação do panorama Cultural como músicos, escritores, terapeutas, jornalistas. Sem dúvida, isso não teria sido possível sem a parceria calorosa desse projeto maravilhoso da Ecolab e seus colaboradores. Temos certeza de que os alunos só ganharam com os conhecimentos compartilhados. Esperamos que a parceria continue para o próximo semestre com muito mais força!”, agradece a prof Cleneir .

Confira aqui mais alguns depoimentos sobre o projeto EcoLab na Saad

“A sala de aula é um lugar mágico, que nos proporciona construção de conhecimento mútuo. O projeto que estamos trabalhando com os alunos, é uma grande potência de criação que desperta o protagonismo e a compreensão de infinitas possibilidades. Tenho enorme orgulho do que estamos construindo”, Thainá Bernardoni, Voluntária EcoLab.

“Ver os resultados desta mostra encheu nossos corações. Foi o “celebrar” de um trabalho intenso e desafiador. E o benefício é de todos! É uma honra fazer parte deste time e poder ver pequenas sementes germinando. Sementes que darão frutos abundantes à nossa Comunidade! Gratidão”, Glaucia Rosa Damazio, Voluntária EcoLab.

“Gostaria de agradecer aos profissionais do projeto EcoLab! A cada um de vocês pelo esforço e dedicação que colocam diariamente no trabalho. Obrigada, equipe! Vocês são a prova de que o sucesso se alcança através de talento, determinação e muito amor. Cada um de vocês contribuiu para que houvesse um excelente desenvolvimento dos nossos maravilhosos alunos, permitindo assim que os projetos fossem todos realizados com muito sucesso🙏. Todos estão de parabéns pelo excelente trabalho realizado, e pelo espírito de união e sacrifício que existe na equipe! Gostaria de agradecer em especial, a nossa Psicóloga maravilhosa e abençoada Priscila, que foi com que tive o maior contato, foi incrível tudo que você fez por todos nós, muita admiração e gratidão 🙏 sucesso a todos que fazem parte do projeto! Parabéns! obrigada e muita gratidão 🙌🙏🥰”, professora Leidiana Alves.

“Fazer parte desse projeto me fez entender as dificuldades que os professores passam. Ensinar não é tarefa simples. Hoje estou com muito mais foco no jovem, quero ser parceira de iniciativas que preencham as expectativas deles, para ajuda-los a fazerem escolhas mais sustentáveis”, Jane Vilella, Voluntária EcoLab

“Participar do Projeto Ecolab na SAAD foi especial, enriquecedor e de muito aprendizado. Eu pude conhecer de perto o lindo trabalho que os professores estão construindo com esse novo modelo de ensino. Foi gratificante participar e contribuir nessa construção. Os jovens são o nosso futuro e é responsabilidade de todos enquanto comunidade dar condições para que eles possam se desenvolver com saúde nos diversos aspectos que envolvem o ser humano, mental, emocional, espiritual e físico. O Projeto de Vida, trilha onde me relacionei mais, tem o objetivo de contribuir na evolução de todos esses aspectos e fiquei muito feliz ao ver o segmento das professoras para abordar esses assuntos, com muita sensibilidade, cuidado e amor. Gratidão à todas as pessoas da Escola SAAD pela oportunidade de estarmos juntas nesse semestre!”, Pricila Melo, Voluntária EcoLab.

O sonho continua e você pode fazer parte!

O Projeto EcoLab na Saad segue para a fase 2 a partir de agosto/22 e está com inscrições abertas para novos voluntários. Entenda mais sobre o EcoLab aqui:

No Instagram da Saberes, você assiste às transmissões ao vivo da Mostra!

O que os jovens sonham para a vida? O EcoLab te ajuda a entender

EcoLab recebe Oficina de Linguagens e Compostagem de Resíduos Orgânicos

Jornalismo e Reciclagem de Resíduos foram os temas da semana no projeto EcoLab na escola Saad

EcoLab na escola: Ser atuante na comunidade é com a gente!

Por Redação Colaborativa Saberes

, ,