O que os jovens sonham para a vida? O EcoLab te ajuda a entender

Resultado da pesquisa na Escola Saad

Desde fevereiro deste ano, um coletivo de profissionais independentes resolveu arregaçar as mangas e trabalhar para o futuro que queremos diretamente com aqueles que serão nossos vizinhos, colegas e profissionais logo ali na frente: os estudantes do Ensino Médio. A Escola E.E.M Maria Correa Saad, no bairro Campo D’una foi a escolhida para o projet- piloto EcoLab na Escola e recebeu o time multi-habilidades de portas abertas. A missão: somar esforços na construção do Novo Ensino Médio. Como? De forma criativa, colaborativa, integrando saberes de alunos, mestres, voluntários e comunidade.

Projeto de Vida e EcoLab realizam pesquisa com os alunos

Projeto de Vida é uma das Trilhas que fazem parte do novo Ensino Médio. Esta trilha tem o objetivo de desenvolver habilidades como cooperação, compreensão, que os alunos saibam saber defender suas ideias, dominar as tecnologias, respeitar e analisar o mundo ao seu redor.

Com a colaboração da Voluntária Pricila Melo, com formação em Psicologia e experiência em terapias integrativas, foi aplicado um questionário de perguntas descritivas diversas para todos os alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos. 

A partir desse questionário, no que envolve a contribuição do Ecolab, todas perguntas descritivas foram transformadas em dados tabulados e gráficos.

“Então foi possível ter uma visão um pouco mais profunda sobre algumas questões relacionadas ao desenvolvimento dos alunos e levantamos observações importantes sobre isso. Os principais assuntos abordados no questionário foram sobre os sonhos, metas e objetivos que eles possuem; como se veem e como sente que outros os veem, sua relação com a espiritualidade e o corpo; como lidam com desafios; à respeito de preconceito; se participam de algum grupo social sem ser o da escola; sobre autonomia; sobre a busco por conhecimento fora da escola; sobre as funções do celular na vida; sobre a relação com a música.”

conta Pricila Melo, liderança do EcoLab na Escola na Trilha Projeto de Vida

A voluntária relata que, dentre os objetivos e sonhos, o que mais ficou em evidência foi o quanto eles esperam ser bem sucedidos, ter um trabalho em que se sintam satisfeitos. “Eles querem trabalhar com o que amam fazer, ter sucesso no que escolheram trabalhar. Em contrapartida, com a análise juntamente com os professores, percebe-se uma lacuna e um caminho distante entre o que eles gostariam e o que eles precisam realizar para chegar ao resultado esperado, pois não estão se dedicando o necessário para que isso aconteça”, explica Pricila

Pesquisa com 2º anos: Personalidade Forte

O tema da pesquisa de acordo com a Trilha Projeto de Vida foi “Sobre como você se vê e como sente que os outros te veem”. “O que foi mais relevante entre as respostas foi a ‘personalidade forte‘, termo que gerou reflexões e abriu portas para um possível aprofundamento e diálogo sobre o que significa ter personalidade forte para cada um deles.

Espiritualidade

Sobre a espiritualidade, houve muitos segmentos religiosos e de estudo. Diante disso, pode-se perceber que é algo presente na vida de muitos dos adolescentes. Sobre os grupos sociais fora da escola, os grupos religiosos tiveram destaque.

Uso do celular

Outro dado importante é sobre o uso do celular, que é como um protagonista na vida de muitos deles. O uso permeia entre comunicação, lazer, pesquisas na internet, ouvir música, se expressar. 

Dificuldade na Expressão

“Foi possível levantar muitos dados através desse questionário e percebeu-se demandas sobre dificuldade na expressão; um déficit na interação em grupos sociais fora da escola, que é resultado da pandemia que vivenciamos; sobre o desafio para lidar com situações difíceis e preconceito, por exemplo”, explica Pricila Melo.

A solução é coletiva

“O Ecolab buscou fazer o Projeto Piloto baseado nas demandas da escola e podemos perceber que conseguimos integrar nas atividades executadas algumas das necessidades que eles possuem e foram percebidas a partir do questionário, somando forças na construção dessa nova forma de aprender. É preciso levar em consideração questões mais profundas sobre o aluno, auxiliando com que ele consiga fazer um processo de autoconhecimento mais diversificado e criativo, contribuindo para que ele possa alcançar seus sonhos e objetivos e se expressar com autenticidade. Isso é possível aumentando o repertório e proporcionando vivências com diversos profissionais dentro e fora da escola. 

Na reunião de avaliação do Projeto, a voluntária Jane Vilella, a equipe da Direção da Saad Indiana Goulart e Fernanda Guetter e as voluntárias Pricila Melo e Glaucia Rosa Damazio

Diante disso, é imprescindível que os alunos compreendam melhor sobre o próprio caminho e o que desejam viver, pois cada passo desse caminho é muito importante para o futuro que eles estão construindo”, encerra a voluntária Pricila.

Os professores seguem utilizando os dados para entenderem mais sobre os estudantes. O projeto EcoLab na Escola encerra sua fase 1 do piloto juntamente com as aulas. No próximo ciclo, as portas se abrem para receber novos voluntários. Fique atento aos canais de comunicação da Saberes para participar!

Por Redação Saberes EcoLab

Saiba mais sobre o EcoLab na Saad

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar