EnglishPortugueseSpanish

Procurar saberes

Pesquisar
Close this search box.

Meditar é bom para que?

espirituaidade no dia a dia
EnglishPortugueseSpanish

Os benefícios da meditação são muito conhecidos, mas porque deveríamos mesmo dedicar tempo e espaço no nosso cotidiano para a meditação?

Sabemos que meditar ajuda a diminuir o estresse, trazendo clareza mental e emocional, aumentando a harmonia entre corpo, mente e espírito produzindo desenvolvimento da consciência e autoconhecimento, portanto ajudando na resolução de dificuldades de forma equilibrada, criativa, dá liberdade de escolha.

Pesquisas de Harvard no Massachusetts General Hospital (MGH), liderados por Sara Lazar, concluíram que a prática da meditação tem o poder de reconstruir a massa cinzenta do cérebro no hipocampo, área do cérebro ligado à aprendizagem, memória, cognição e regulação emocional, desempenhando um papel importante na plasticidade do cérebro. Já o hipotálamo, a amígdala, responsável pelo instinto de ataque ou fuga e que atua principalmente na ansiedade, medo e estresse, ficou menor após 8 semanas de meditação.

Com tantos benefícios, estou passando aqui para conversar sobre eles porque percebi que muitas pessoas não praticam meditação porque acreditam estarem ligadas unicamente ao desenvolvimento da espiritualidade. E isto é real, mas não uma condição. Você não precisa desejar se tornar Buda para meditar e se beneficiar com a sua prática, mas sim praticar para perceber os benefícios. E para isso, não precisa ter um objetivo específico, pois se se trata de descobrir qual a necessidade ao se permitir observar o que o seu corpo e a sua mente estejam precisando. Ela é uma ferramenta de conexão com nós mesmxs e com o Todo Universal.

Meditar é bom e é de graça!

Podemos meditar em qualquer lugar e sem gastar nada. O segredo da sua eficácia está em uma das nossas funções vitais: a respiração. Basta reparar em como a nossa frequência respiratória muda dependendo das emoções que estamos sentindo para perceber a importância que ela tem no regulamento dos diferentes sistemas do nosso corpo (circulatório, endócrino, nervoso, imunológico, etc). Estes sistemas estão funcionando para a nossa supervivência e reagem os inúmeros estímulos do mundo de forma constante.

Durante a meditação, essa velocidade diminui e o corpo entra em relaxamento. Esse estado é chamado de repouso em alerta, a mente está relaxada, mas com um alto nível de atenção.

Incluir a meditação no dia-a-dia pode ser um desafio. Mas assumir esse compromisso com você é a chave para reduzir os efeitos negativos do estresse que a correria do cotidiano provoca. Mesmo que ao meditar os pensamentos não parem – e eles tendem a não parar –, estar presente e comprometidx com você neste momento de autocuidado é o que nos permite ser mais autênticos e verdadeiros com a nossa essência.

Conheça e baixe gratuitamente o e-book 7 meditações Guiadas para Iniciantes

Por Luciana Pedutti
Astróloga e Terapeuta Holística

,

agenda agroecologia arte audiencia publica cinema comunidade cultura dança ecolab ecoturismo edital educação eleições eventos festa festival garopaba gastronomia guia saberes da praia ibiraquera ifsc imbituba lixo zero meio ambiente mulheres música natuveggie ods oficina participação popular plano diretor de garopaba política praia do rosa preservação reciclagem rosa norte saberes santa catarina saúde surf sustentabilidade teatro turismo vegetariano voluntariado