Desde fevereiro deste ano, um coletivo de profissionais independentes resolveu arregaçar as mangas e trabalhar para o futuro que queremos diretamente com aqueles que serão nossos vizinhos, colegas e profissionais logo ali na frente: os estudantes do Ensino Médio. A Escola E.E.M Maria Correa Saad, no bairro Campo D’una foi a escolhida para o projet- piloto EcoLab na Escola e recebeu o time multi-habilidades de portas abertas. A missão: somar esforços na construção do Novo Ensino Médio. Como? De forma criativa, colaborativa, integrando saberes de alunos, mestres, voluntários e comunidade.
Projeto de Vida e EcoLab realizam pesquisa com os alunos
Projeto de Vida é uma das Trilhas que fazem parte do novo Ensino Médio. Esta trilha tem o objetivo de desenvolver habilidades como cooperação, compreensão, que os alunos saibam saber defender suas ideias, dominar as tecnologias, respeitar e analisar o mundo ao seu redor.
Com a colaboração da Voluntária Pricila Melo, com formação em Psicologia e experiência em terapias integrativas, foi aplicado um questionário de perguntas descritivas diversas para todos os alunos dos primeiros, segundos e terceiros anos.
A partir desse questionário, no que envolve a contribuição do Ecolab, todas perguntas descritivas foram transformadas em dados tabulados e gráficos.
A voluntária relata que, dentre os objetivos e sonhos, o que mais ficou em evidência foi o quanto eles esperam ser bem sucedidos, ter um trabalho em que se sintam satisfeitos. “Eles querem trabalhar com o que amam fazer, ter sucesso no que escolheram trabalhar. Em contrapartida, com a análise juntamente com os professores, percebe-se uma lacuna e um caminho distante entre o que eles gostariam e o que eles precisam realizar para chegar ao resultado esperado, pois não estão se dedicando o necessário para que isso aconteça”, explica Pricila
Pesquisa com 2º anos: Personalidade Forte
O tema da pesquisa de acordo com a Trilha Projeto de Vida foi “Sobre como você se vê e como sente que os outros te veem”. “O que foi mais relevante entre as respostas foi a ‘personalidade forte‘, termo que gerou reflexões e abriu portas para um possível aprofundamento e diálogo sobre o que significa ter personalidade forte para cada um deles.
Espiritualidade
Sobre a espiritualidade, houve muitos segmentos religiosos e de estudo. Diante disso, pode-se perceber que é algo presente na vida de muitos dos adolescentes. Sobre os grupos sociais fora da escola, os grupos religiosos tiveram destaque.
Uso do celular
Outro dado importante é sobre o uso do celular, que é como um protagonista na vida de muitos deles. O uso permeia entre comunicação, lazer, pesquisas na internet, ouvir música, se expressar.
Dificuldade na Expressão
“Foi possível levantar muitos dados através desse questionário e percebeu-se demandas sobre dificuldade na expressão; um déficit na interação em grupos sociais fora da escola, que é resultado da pandemia que vivenciamos; sobre o desafio para lidar com situações difíceis e preconceito, por exemplo”, explica Pricila Melo.
A solução é coletiva
“O Ecolab buscou fazer o Projeto Piloto baseado nas demandas da escola e podemos perceber que conseguimos integrar nas atividades executadas algumas das necessidades que eles possuem e foram percebidas a partir do questionário, somando forças na construção dessa nova forma de aprender. É preciso levar em consideração questões mais profundas sobre o aluno, auxiliando com que ele consiga fazer um processo de autoconhecimento mais diversificado e criativo, contribuindo para que ele possa alcançar seus sonhos e objetivos e se expressar com autenticidade. Isso é possível aumentando o repertório e proporcionando vivências com diversos profissionais dentro e fora da escola.
Diante disso, é imprescindível que os alunos compreendam melhor sobre o próprio caminho e o que desejam viver, pois cada passo desse caminho é muito importante para o futuro que eles estão construindo”, encerra a voluntária Pricila.
Os professores seguem utilizando os dados para entenderem mais sobre os estudantes. O projeto EcoLab na Escola encerra sua fase 1 do piloto juntamente com as aulas. No próximo ciclo, as portas se abrem para receber novos voluntários. Fique atento aos canais de comunicação da Saberes para participar!
Por Redação Saberes EcoLab