EnglishPortugueseSpanish

Oficina comunitária debate o zoneamento de Garopaba na Ressacada

plano diretor garopaba_zoneamento
EnglishPortugueseSpanish

No dia 08 de dezembro de 2022, aconteceu a Oficina sobre Zoneamento territorial, parte central do Plano Diretor de Garopaba (P.D.), no salão do clube Kadense, na comunidade da Ressacada. Participaram cerca de 40 pessoas na Oficina, que teve o objetivo de esclarecer a comunidade sobre o Zoneamento Territorial Municipal, especialmente da região da Ressacada. O encontro foi organizado pelo grupo comunitário Ressacada, nosso Paraíso.

Inicialmente, foi feita uma apresentação sobre o que é Zoneamento Territorial e como está no atual Plano Diretor. Após a explanação, foi feita uma dinâmica de grupo, em que os participantes foram divididos em grupos menores. Cada grupo recebeu um mapa cartográfico para subsidiar a análise do Zoneamento atual da comunidade visando na sequência delinear uma nova proposta de Zoneamento para a comunidade, a qual poderia servir de exemplo para e Município como um todo.

Segundo lideranças da comunidade, a revisão do Plano Diretor de Garopaba até aqui na verdade pouco envolveu a comunidade, que entrou em sua maioria sem conhecimento da situação do zoneamento atual. A revisão do Plano Diretor continua acontecendo sem conhecimento e sem participação efetiva no diagnóstico socioambiental, fundamental para o processo de revisão do P.D.

Saiba mais:

GRUPO COMUNITÁRIO DA RESSACADA ACIONA MINISTÉRIO PÚBLICO PARA OBTER INFORMAÇÕES SOBRE O SANEAMENTO DE GAROPABA

Neste sentido, a Ressacada está dando um exemplo de como deveria estar sendo este processo, trabalhando de forma participativa e aberta com a comunidade visando melhor entender e melhorar cada tema que compõe a revisão do P.D.

A Oficina sobre Zoneamento na Ressacada foi um primeiro passo nessa direção, e o processo envolverá na sequência mais Oficinas e reuniões comunitárias.

Atual mapa do zoneamento territorial de Garopaba

Por Sergio Leite G. Pinheiro
Cidadão de Garopaba e membro da Associação Comunitária Amigos do Meio Ambiente para a Ecologia (AMA)

Artigos Relacionados

NOVO CRONOGRAMA DO PLANO DIRETOR E DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL SÃO PAUTA EM GAROPABA

INSATISFAÇÃO DA COMUNIDADE NA 2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE GAROPABA

COMUNIDADE DA RESSACADA SE REÚNE PARA OFICINAS DE SANEAMENTO BÁSICO

,
Compartilhe com Amor:

contatos

WHATSAPP

(48) 991 100 690

Grupo News

Link para Grupo

E-MAIL

contato@saberesdapraia.com

Suporte Saberes
Enviar